Escolher sempre


2005-04-04

Dia desses, em aula, uma educadora disse que nós mesmos tínhamos de nos responsabilizarmos por nossas escolhas. Que não adiantava, em determinados momentos – geralmente aqueles em que refletimos sinceramente sobre nossas trajetórias – dizermos que a vida foi cruel, que não tivemos chance de melhorarmos, enfim, cobrirmo-nos de fatalismos; contrariamente, nós é que construíamos nossa história.Ao falar com uma colega sobre o assunto, ela disse uma frase que igualmente me chamou a atenção: “o presente de hoje é o futuro de ontem.” Acredito piamente em tal frase. Não podemos simplesmente sermos reducionistas nos entregando passivamente àquilo que entendemos como “destino”. Na minha opinião, construímos nossa história em todos os sentidos.

Não sou ingênuo a ponto de dizer que todos tem a mesma chance. Claro que não. No entanto, temos de admitir que nosso presente não nos é dado por acaso, não é uma imprevisibilidade, uma questão simplesmente de “acontecer”. Não sou fatalista na medida em que não sou reducionista. Mesmo o realista requer um pouco de fantasia, um pouco de poesia no que faz. Sejamos, portanto, vetores de nossas escolhas.

Costumo dizer para muitos que estamos aqui para sermos felizes, e para tentarmos sinceramente no mínimo não infelicitar os outros. Revivamos a empatia, essa qualidade maravilhosa de nos colocarmos no lugar do outro. Quantas e quantas vezes essa felicidade nos convidou amorosamente para que a tomássemos suavemente em nossos braços e quantas infindáveis vezes a deixamosirembora, por falta de coragem, por falta de tentarmos?

Por isso, um beijo carinhoso na Ana O. e na Luciana F.

Que tenhamos conosco sempre a dimensão de nossas opções. E que agradeçamos a oportunidade de tê-las.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s