Hoje é o futuro de ontem


2010

Em dois anos terei condições plenas de me aposentar. Estou em sala de aula, observando a turma, os alunos fazendo prova; no final do ano, estarão migrando para o ensino médio, enquanto eu continuarei por aqui. Olho para os garotos e garotas com uma curiosidade saudável. Todos, sem excessão, aprenderam com a vida e com a escola a arte de conviver. É uma turma atenta e me sinto muito bem, ensinando a C 31, oitava série do ensino fundamental. O que acontecerá a cada um deles daqui a dois anos quando estiver me aposentando? Talvez eu não os veja mais, o que é bem próvável, além de esporádicos encontros em corredores de ônibus. Em breve serei uma lembrança em suas vidas e espero que boa, de alguém que realmente se importou com eles.

Penso, muitas vezes que sou um plantador de sementes. Educar é influir de modo positivo na vida de Outros. Outros que, como queria Lacan, estão dentro de nós, nossos infinitos, nossas inseguranças e nossos inevitáveis contrapontos. Me relaciono com meus alunos, meus Outros e eles, os Outros me ensinam muito sobre meus limites, meus cansaços, minhas virtudes, indecisões e meu modo particupar de observar o mundo; onde estarão, o que estarão fazendo, na medida em que o tempo lhes for apontando caminhos? Mistérios, cálculos, maravilhas, possibilidades, atalhos lhes serão servidos: inconsistências, raridades, manhãs de sol e expectativas. Assim como eles, assim como minha multiplicidade de Outros, não me sinto fenecer. Não desisti de mim mesmo. A aposentadoria é o fechamento de um ciclo mas, como disse meu amigo Rudi S., outros ciclos virão.

A vida é, em tudo, autopoiética. Alunos queridos da C 31, carpem diem.

Deixe uma resposta

