Planejamento como foco


Planejamento como foco

Hilton Besnos, 2005, FAPA

A educação responde a três eixos principais:

Cultura enquanto mundo,

Sociedade, enquanto eixo social e

Personalidade, enquanto instância subjetiva.

A escola é herdeira do iluminismo como padrão de educação secular. O que orienta a escola é a razão, que produz ciência através do método. A didática passa a existir a partir de Comenius, no século XVII. Para Comenius a didática é a arte de ensinar.  A pedagogia é a teoria educativa da educação e que atende a sua intencionalidade. Pedagogo é aquele que conduz, no sentido de orientar, implementar a formação da criança.

Os Focos da didática são centrados no professor ou, em outros termos, no ensino, sendo o professor protagonista, centrados no aluno ou, em outros termos, na aprendizagem, sendo o aluno protagonista, ou centrados no professor e no aluno, denominado de processo. Aqui o protagonismo é dúplice, no ensino (professor) e na aprendizagem (aluno), formando uma situação dialética. .Há uma retro alimentação entre a ação e a reflexão (auto-reflexão).

planejamento é um sistema institucional de ensino.

Utopia é o que se quer alcançar com a educação formal

Diagnóstico é a que distância estamos do que se quer alcançar.

Programação é o que será feito para diminuir a distância

O planejamento tem uma intencionalidade educativa, que se traduz pela análise da realidade, das necessidades e pela busca de alternativas. Tal intencionalidade exige Ação (Execução), Reflexão (Avaliação) e Previsão (elaboração)

Fases do Planejamento de Ensino

Objetivo: Porque ensinar?

O que pretendo ensinar. Conteúdo:

O que ensinar? Opção, recorte epistemológico pelo que ensinar.

Procedimento: Como ensinar?

Escolha procedimental didática.

Avaliação: Juízo de valor.

Forma de avaliação e o que é significativo avaliar

Formulação de objetivos educacionais

Objetivo é o que pretendo alcançar. Há portanto um objetivo geral, de longo prazo, e um objetivo específico, que é a operacionalização voltada para aquilo que pretendo alcançar. Os objetivos tem uma tradição tecnicista, que atualmente está sendo contestada.  Os objetivos são uma herança do modelo de produção da indústria. Os “indicadores de educação”, a partir dos objetivos são o comportamento do aluno, de modo que tal comportamento seja observável, mensurável e quantificável, o que traz implicações diretas na avaliação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s