Contrastes


15 de dezembro de 2009.

Durante a noite, na saída da EJA uma ex-aluna, mulher madura, me procurou, entre abraços, para me dizer, feliz, que havia  sido aprovada para o segundo ano do ensino médio. Ela estava realmente mais do que feliz; exultante. Egressa da EJA da escola, onde se formara no final de 2008, vinha agora contar de sua vitória pessoal, que ela mesma, com enorme esforço, plantara. Me retornava uma informação preciosa: além da sua realização, a confirmação de sua auto-estima, de sua capacidade de superar obstáculos, do fato de não ter desistido, de ter buscado e estar atingindo, aos poucos, de maneira lúcida, uma melhor vida para si e para o filho. Separada, quantas vezes pegamos juntos  o ônibus para a escola, ela vindo de um dia inteiro de trabalho, o cansaço dominando tudo. Seu filho é meu aluno no ensino regular, atualmente em uma C 10, correspondente à sexta série no regime seriado.

Contrastando com o esforço da mãe, o filho não se espelha na mesma, talvez sentindo a separação dos pais, em 2007, talvez levando um pouco de drama a sua história pessoal, de maneira que em 2009 o mesmo conversou, passeou em sala e não mostrou o mínimo compromisso não apenas com a minha disciplina, matemática, mas igualmente ignorou solenemente as demais, enquanto a mãe, sabedora de tais fatos, traz no estudo sua maior fonte de afirmação pessoal e de comprometimento.

Olho o filho, penso na mãe e no esforço enorme com o qual a mesma conduz sua vida. O resultado médio é um sacudir de cabeças, um desencontro de gerações no sentido de interesses, projetos, idades, locais de vida, cenários. Enquanto a mãe conquista seus espaços, o garoto mexe no boné e conta piadinhas na sala de aula.De um lado a perseverança, de outro a apatia, o desapego, o descompromisso viciantes. Será, meu Deus, que a idade explica tudo? Se não, quem sabe alguma elaborada tese acadêmica?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s