Omissão educativa


Escrito em março de 2007

Dias desses minha querida Th, conversando por telefone, me diz que o professor do filho não vê como um problema o menino, pré-adolescente, escrever casa com “z”; disse ainda que ela só atrapalharia se reforçasse as preocupações quanto ao fato. Segundo o professor, o menino está em processo de aprendizagem, ou qualquer coisa semelhante. Eu conheço o que seja tal processo, eu aprendi cada uma das passagens e vias pelas quais se pode desviar quando ingressamos em um assunto chamado educação; também conheço Th, e ela é uma pessoa que valoriza especialmente o ensino, a educação e a cultura.

O que dizer? Entendo que o professor peca por omissão ao entender que o processo de ensino-aprendizagem, por sí próprio, vai sanar o problema de um pré adolescente que tem esse tipo de erro de ortografia. Não vai. É necessário que o professor intervenha, e não apenas discurse a respeito de questões que envolvem o processo de aprendizagem. Tais discursos não resolvem o problema. Caso o menino esteja desinteressado, talvez seja bom investigar o porquê de tal desinteresse.

Noto que um bom discurso muitas vezes tem a tendência de minimizar o que se pode fazer de prático, especialmente se utilizarmos apenas parte desse mesmo discurso. Dizer que existe situações nas quais é necessário que os pais não pressionem em demasia durante a aprendizagem é correto, mas daí a promover um laissez faire educacional, no qual se tem a impressão de que as coisas todas se ajeitam por si mesmas, como se fossem melancias em carroça, vai uma grande diferença. È interessante que os pais tenham em vista não apenas o sucesso do filho mas sua formação; para tanto é necessário, sem dúvida, que questões básicas sejam resolvidas. Entre elas as da escola.

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