No recreio


NO RECREIO

 

Estou atravessando o pátio da escola, no recreio. Duas pequeninas me perguntam se eu sei o nome de “dois bichos que comecem com N”. Busco pela memória, mas os registros estão apagados. De qualquer modo, acho muito meigo o jeito que ambas falaram comigo. Continuo pensando quando um aluno meu e outro, ambos adolescentes estão a ponto de brigar a socos por uma bobagem qualquer (um foi incomodar o outro). Eu e Romualdo (guarda municipal) impedimos que eles se soqueiem, mas não o xingamento mútuo e as ameaças recíprocas.

Romualdo me informa que nambu é o nome de um pássaro. Lembro-me de um peixe, nardal.

Feliz, vou procurar as meninas que me perguntaram. Acho uma delas, que está conversando com outra, que não era a primeira que me questionou.

 “- Ô guriazinha – digo com carinho – descobri os nomes:…”

“- Guriazinha é filha de carroceiro!” grita a outra, debochando. Ambas riem de mim e saem correndo, uma para cada lado.

Tem momentos em que você só pode calar e continuar andando. É o que faço, até a sirene avisar a todos que vai começar o último módulo.

 

Deixe uma resposta

