RETIRED – 02 de janeiro de 2013, das 7h30min às 9h30min


Fim de rotina de trabalho.

Assim, em duas horas,desde que abri os olhos, até o momento em que entreguei umas duas ou três autenticações de meus documentos, voilá! – meu processo de aposentadoria começou a tramitar na Previmpa – Previdência dos Funcionários do Município de Porto Alegre, onde deverá chegar ao seu termo em três meses.

Fui solicitamente atendido, o atendente realmente entendia do assunto, fez o correto, levou o mínimo tempo possível, tudo foi absolutamente correto, enquanto eu ouvia apenas o zunido gélido do PC sob a mesa. A cada diploma que ele verificava, era como se a história toda voltasse para que pudesse vê-la com os olhos de quem esteve lá, nem sempre como protagonista ou antagonista, não importa, mas era um olhar profissional e impassível, e convenientemente educado de um lado, e do outro um lado incrédulo na própria tecnologia, era um olhar de paixão, o meu.

Acabou, desci as escadas desde o quinto andar, fui para rua, acendi um cigarro e pensei, enquanto as pessoas circulavam e os ônibus-dinossauros se enchiam de passageiros, no quanto isso significara, um último ato que preparava o ritual da aposentadoria. Um jeito de adeus ao que fui, e os projetos do que talvez venha a ser. Certeza contra incerteza, GPS contra instinto. Talvez eu devesse apor um “e”, ao invés de um “contra”. Seria menos circunstancial, mais futurista, mais esperançoso no que virá. Seria, ao melhor de tudo, a minha cara.

Deixe uma resposta

