A visão educacional de Karl Marx


Brevíssima tentativa de síntese de Karl Marx, HILTON BESNOS

Concepção de sociedade Concepção de ser humano Concepção e função da educação Práticas pedagógicas decorrentes da teoria marxista
A sociedade é reflexo dos meios de produção, ou seja, das relações que se dão em nível de trabalho e que influenciam uma tensão entre o capital, de um lado, e o trabalho de outro.A contradição havida entre capital e trabalho é o elemento que origina os problemas sociais e a exploração predatória de uma classe (capitalistas) sobre outra (proletários).Não há justiça social porque o capital sempre prevalece sobre o trabalho, encarado este como uma mercadoria, fazendo parte apenas dos custos de produção.

As injustiças sociais dão-se através da mais valia, ou seja, pela diferença havida entre o pago pelo trabalho e pelo ganho recebido pelo capitalista.

Assim, é uma relação assimétrica e desigual, em que o trabalho não possui as mesmas armas de barganha que o detentor do capital.

A injustiça social proposta pelo capitalismo somente poderá ser erradicada através da conscientização dos trabalhadores no sentido de perceberem e agirem sobre os meios de produção, através de uma luta política para a construção do socialismo.

Para Marx, o capitalismo é essencialmente mau em sua concepção e desumano em sua prática. Assim, não contemporiza com o mesmo, dizendo claramente que o mesmo deve ser eliminado, por ter em sua essência a exploração do homem pelo homem.

O homem deve conquistar sua emancipação social através de suacriticidade em relação ao ambiente em que configura a sua vida. Deve participar de uma luta política para superar a contradição capital / trabalho.O homem perdeu o controle sobre uma produção que não é sua. Assim, aliena-se em seu próprio trabalho.Por não compreender os meios de produção, tão-só vende seu trabalho, ou seja, seu tempo de atividade ao capital, mas não tem condições de entender tal alienação.

A apropriação dos meios de produção é que explica o modo de pensamento do homem; ele está automaticamente inserido dentro de uma sociedade que possui sua própria práxis produtiva.

Os sistemas de crenças e paradigmas são decorrentes de uma ideologia na qual a visão hegemônica é a capitalista.

Tais sistemas ideológicos são plantados de forma eficaz dentro da cultura dominante, disfarçando aspectos que são tomados como indiscutíveis, como topos, quando, em verdade apenas buscam a alienação do trabalhador em relação ao pensamento capitalista. Há, portanto, uma imposição de valores sutil como sendo a única visão correta da sociedade.

Marx não tem uma teoria educacional, mas tem idéias sobre educação.Para Marx a educação é uma educação de classes, ou seja, visa atender os interesses da classehegemônica, cultural e financeiramente ascendentes.A educação para a classe dominante busca criar condições para educar os filhos das classes dominantes no sentido de dirigir a sociedade segundo seus interesses, enquanto a educação para os filhos dos proletários possui ênfase na disciplina e na adestração para o trabalho.

Para Marx a educação serve como transmissora dos ideais capitalistas, passando assim uma ideologia fundada nos padrões estabelecidos pela mesma.

A classe trabalhadora não deve desistir da educação, mas lutar para que a mesma igualmente represente os interesses das classes trabalhadoras.

Como adicional, podemos citar que no livro “O Ensino na Sociedade do Conhecimento” (Artmed, Porto Alegre, 2004), o pensador educacional Andy Hargreaves refere-se claramente a dois tipos de educação ou seja, duas intencionalidades absolutamente claras em relação às elites e aos despossuídos: um voltado para as elites e outro voltado para as classes economicamente subalternas. Hargreaves chega a cunhar uma expressão interessante: “apartheid cultural”.

Vários educadores tem base no pensamento marxista propondo uma educação voltada para a construção do conhecimento em razão da história do educando e noprivilegiamento da dialética educando – educador.Contrariamente ao tecnicismo (voltada para a preparação de mão-de-obra) ou à escola clássica (padrões positivistas  – Augusto Conte, séc. XIX ou iluministas, século XVIII) as práticas pedagógicas marxistas privilegiam os pontos já referidos.Entre tais práticas pedagógicas podemos citar o construtivismo de Lev Vygostskii, para quem a aprendizagem se constrói na interação com o outro, respeitada a historicidade de ambos e a teoria pedagógica psicossocial de Paulo Freire, que busca, em suma, que o homem se reconheça como mais e busque  sua capacidade ontológica de crescimento. Para Freire o homem deve desenvolver seu pensamento crítico a partir de sua própria alienação, reconhecendo-se como explorado e alienado e evoluindo até o pensamento crítico. A escola freiriana é voltada para o estabelecimento do diálogo como meio de expansão das possibilidades do homem atuar sobre seu meio.

As práticas pedagógicas baseadas no marxismo reconhecem a dicotomia capital/trabalho, e não pretendem simplesmente a inserção do homem no mercado de trabalho, mas sua criticidade aos meios de produção como forma de desenvolver autonomia não só pedagógica mas sobretudo social.

 

 

1 – Como Marx se posicionava (mudança e melhoria ou transformação) em relação ao Projeto da Modernidade, por ele chamado de capitalismo ou capitalista? Por que?

É a favor da transformação como modo de superar a contradição capital x trabalho, eliminando a mesma.

2 – Qual foi o ponto de partida de Marx para a análise da sociedade? Quais são os aspectos centrais de sua análise?

A injustiça social que o fez perceber a existência de duas classes: a dos proprietários dos meios de produção e a dos proprietários da força de trabalho, no qual a primeira explorava a segunda, vista como uma mercadoria, cujo excedente beneficiava a primeira, através do lucro obtido nas atividades produtivas.

3 – Para Marx, o que é e como ocorre a alienação humana?

Alienação humana. A força de trabalho acaba sendo considerada uma mercadoria, que produz lucro para a classe empresarial. O trabalhador não tem tempo para pensar, apenas produzir, terminando dessa maneira alienado do mundo, ou seja, das coisas ao seu redor. Igualmente não mais detém o controle sobre o seu trabalho e o tempo passa a ser unicamente um índice de produtividade.

4 – Como Marx analisa o papel do Estado?

Era um estado autoritário e regulador que visava o benefício das classes dominantes.

5 – O que é a ideologia para Marx?

É uma imposição de valores e idéias da classe dominante sobre a classe dominada, fazendo-a acreditar que esta é a  única visão correta da realidade. Dessa maneira fica bem mais fácil para os grupos dominantes exercer a exploração sobre o restante da sociedade.

6 – Para Marx quando e com ocorre a emancipação humana?

A emancipação ocorre quando a classe trabalhadora passa a desenvolver uma consciência crítica em relação a contradição existente entre capital e trabalho e passa a entender como se organizam os meios de produção.

7 – Qual é a proposta de Marx para a emancipação humana? Que caminhos apontava para a superação dos problemas sociais?

Que a classe trabalhadora, em razão do desenvolvimento de sua consciência crítica, se organizasse e passasse a lutar pelos seus direitos.

8 – Qual é a visão de Marx sobre a educação? Quais os objetivos da educação escolar?

A educação escolar vem desempenhando o papel de transmissora da ideologia dominante. A educação é de classe e nesse sentido a escolaridade para a classe trabalhadora tem dois objetivos: preparar a consciência do indivíduo para perceber apenas a visão de um mundo no sentido empresarial como correta, limitando o conhecimento da classe trabalhadora para o desempenho de suas funções sociais e laborais segundo a ótica das classes dominantes. Assim a escola reproduz a desigualdade da sociedade capitalista.

9 – Para  Marx, a educação (escola) pode contribuir para a emancipação humana e para a transformação social? Como?

Pode, a partir da negação da classe trabalhadora em abandoná-la; ao invés disso deve exigir fortemente seu direito a educação e agir politicamente para que a escola igualmente represente os interesses da classe trabalhadora.

10 – Que práticas pedagógicas se inspiram na sua teoria?

Aquelas que buscam não reproduzir o status social hegemônico, ou seja, aquelas que adotam uma linha construtivista. A pedagogia apoiada em Vygotski talvez seja o mais poderoso exemplo, a partir do momento em que existe historicidade influente em tal processo de aprendizagem.

Um pensamento sobre “A visão educacional de Karl Marx

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s