Escolas mudam. Muito?


Mudanças em escolas dependem de muitos fatores. Mas eu diria que ela reflete a comunidade onde está inserida. Isso fica muito claro no tempo de aprendizagem e no recorte epistemológico da mesma. Há alguns fatores interessantes que devem ser levados em consideração.

Há comunidades em que existem carências de diversas ordens. Em consequencia, a escola tenderá a limitar a sua atuação justamente no sentido de minorar as mesmas. Em outros termos, imaginemos uma comunidade onde haja sérios problemas de escrita e de fala, no sentido formal. Ou que haja situações nas quais o nível de evasão seja bastante pronunciado, ou haja uma incidência bastante forte de violência, tráfico, gravidezes de menores, etc. A escola procurará, de algum modo, atacar esses problemas, que, ao todo não foram gerados pela instituição, mas que a própria comunidade entende devam ser atacados pela escola, pois a mesma vive e estabelece suas relações ali, naquela comunidade, e não em outra.

Posta a demanda, haverá um tensionamento entre o currículo formal (o recorte epistemológico), o currículo oculto (as relações de poder que permeiam a própria escola) e o currículo social, ou a cultura estabelecida pela própria comunidade. Qual dessas forças deverá ter maior preponderância? A não ser que a escola deseje autoimolar-se, a cultura comunitária deverá ter maior atenção, embora isso não seja tampouco explicitado e muito menos se chegue à óbvia conclusão de que o currículo formal, se não atender a tais demandas, somente será um somatório de boas intenções.

Isso se chama lidar com a realidade. O demais é lidar com a utopia, que se transforma em distopia em um fechar de olhos. HILTON BESNOS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s