Conteúdo



 
ADOLESCÊNCIA É COISA DO CÉREBRO E NÃO DOS HORMÔNIOS
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/03/adolescencia-e-coisa-do-cerebro-e-nao-dos-hormonios/
ADOLESCÊNCIA: ONZE PERGUNTAS E RESPOSTAS
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/30/adolescencia-31-perguntas-e-respostas/
ADEQUAÇÕES E PENSAMENTO MÁGICO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/16/adequacoes-e-pensamento-magico/
ALBERT BANDURA E A APRENDIZAGEM SOCIAL
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/25/albert-bandura-e-a-aprendizagem-social/
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/12/alfabetizacao-e-letramento/
ALGUNS PONTOS DE VISTA SOBRE ESCOLAS
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/alguns-pontos-de-vista-sobre-escolas/
ALIENANDO POR DENTRO DO SISTEMA
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/11/alienando-por-dentro-do-sistema/
ANALFABETO MIDIÁTICO, O
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/o-analfabeto-midiatico/
AOS QUE DEFENDEM A VOLTA DA DITADURA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/11/aos-que-defendem-a-volta-da-ditadura/
APOSENTADORIA E OS IDIOTAS DA AUTO-AFIRMAÇÃO
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/16/aposentadoria-e-os-idiotas-da-auto-afirmacao/
APRENDAMOS, POIS
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/26/aprendamos-pois/
APRENDIENDO CON ALICIA FERNANDES
 https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/30/aprendiendo-con-alicia-fernandes-curitiba-marco-de-2004/
APRENDER É COMPARTILHAR
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/15/aprender-e-compartilhar/
APRENDIZAGEM E TEIMOSIA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/aprendizagem-e-teimosia/
APRENDO, VIAJO, ME MOVO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/05/aprendo-viajo-me-movo/
APROVAÇÃO AUTOMÁTICA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/10/aprovacao-automatica/
APROVAÇÃO NEM SEMPRE SIGNIFICA APRENDIZAGEM
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/aprovacao-nem-sempre-significa-aprendizagem/
APROVAÇÃO OU EXCLUSÃO AUTOMÁTICA?
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/aprovacao-ou-exclusao-automatica/
ARAUTO DE UM NOVO RENASCIMENTO
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/arauto-de-um-novo-renascimento/
ARE YOU READY?
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/14/are-you-ready/
ARREMETER - PHOTO
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/16/arremeter-photo/
ATRAVESSANDO O PÁTIO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/12/atravessando-o-patio/
AUTOMATISMO CONCORDO-DISCORDO E AS ARMADILHAS DO REDUCIONISMO, O
https://frontierfloating.wordpress.com/wp-admin/post.php?
AUSÊNCIA E OS DIREITOS À EDUCAÇÃO, A
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/20/a-ausencia-e-os-direitos-a-educacao/
AUTOPOIESE, CULTURA E SOCIEDADE
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/26/autopoiese-cultura-e-sociedade-2/
AUTOPOIESE, CULTURA E SOCIEDADE
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/06/22/autopoiese-cultura-e-sociedade/


 
BLUEBERRY E EDUCADORES
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/04/blueberry-e-educadores/
BONÉS E IDENTIDADES
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/14/bones-e-identidades/
BOÇALIDADE E TRABALHO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/11/bocalidade-e-trabalho/
BREVÍSSIMAS ANOTAÇÕES SOBRE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/13/brevissimas-anotacoes-sobre-psicologia-da-educacao/




CÂMARA NEGRA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/16/camara-negra/
CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, OS
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/26/os-caminhos-para-a-formacao-de-professores/
CARTOON MERCADO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/06/30/mercado/
CEGUEIRAS ADMINISTRATIVAS E DISCURSISMO NA INCLUSÃO ESCOLAR
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/13/cegueiras-administrativas-e-discursismo-na-inclusao-escolar/
CEM ANOS DE BELEZA EM SESSENTA SEGUNDOS
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/14/cem-anos-de-beleza-em-sessenta-segundos/
CHICO MENDES ENTRE TIROS E NÓS
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/chico-mendes-entre-tiros-e-nos/
CICLOS E AS FERIDAS, OS
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/os-ciclos-e-as-feridas/
CHOMSKY: COMO A MÍDIA MANIPULA A SOCIEDADE
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/chomsky-como-a-midia-manipula-a-sociedade/
CHOMSKY: SOBRE A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/chomsky-sobre-a-precarizacao-do-trabalho-e-da-educacao-na-universidade/
CICLOS DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO: ORGANIZANDO O TEMPO ESCOLAR
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/26/ciclos-de-formacao-em-educacao-reorganizando-o-tempo-escolar/
CIVILIZATION OF THE OPRESSED
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/28/civilization-of-the-opressed/
CÓDIGO DA MODERNIDADE DE BERNARDO DEL TORO
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/09/08/codigo-da-modernidade-de-bernardo-del-toro/
COM ELE OU COM AGÁ?
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/com-ele-ou-com-aga/
CHUVAS, EJA E O COTIDIANO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/13/chuvas-educacao-de-jovens-e-adultos-e-o-cotidiano/
CICLOS, PEDAGOGIAS E AFINS
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/ciclos-pedagogias-e-afins/
COMO ELABORAR UM PROJETO PEDAGÓGICO
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/29/como-elaborar-um-projeto-pedagogico/
COMO ENSINAR MUITO, MAS MUITO ERRADO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/28/como-ensinar-muito-mas-muito-errado/
COMPLEXIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE EM MORIN
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/11/complexidade-e-interdisciplinaridade-em-morin/
CONCEITO, NOVA JANELA?
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/25/conceito-nova-janela/
CONCEITO DE TRANSDISCILINARIDADE
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/conceito-de-transdisciplinaridade/
CONHECER E CONSUMIR?
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/16/conhecer-e-consumir/
CONHECIMENTO: GET OUT
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/11/conhecimento-get-out/
CONHECIMENTO QUE SABOTA O SISTEMA, O
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/23/o-conhecimento-que-sabota-o-sistema/
CONSTRUINDO UMA RALÉ COGNITIVA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/10/construindo-uma-rale-cognitiva/
CONSELHOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DO MAL
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/conselhos-didatico-pedagogicos-do-mal/
CONSUMING KIDS
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/consuming-kids/
CONSUMISMO INFANTIL, UM PROBLEMA DE TODOS
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/consumismo-infantil-um-problema-de-todos/
CONTRASTES
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/16/contrastes/
CONVENIÊNCIAS E REALIDADES
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/26/conveniencias-e-realidades/
CONVERSANDO SOBRE AVALIAÇÃO ESCOLAR
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/13/conversando-sobre-avaliacao-escolar/
CORPO MERGULHA, O
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/o-corpo-mergulha/
CRIANÇA COM QUATRO ANOS DEVE SABER? O QUE UMA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/o-que-uma-crianca-com-quatro-anos-deve-saber/
CRISE DA GRÉCIA E O MERCADO FINANCEIRO, PARTES I E II, A
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/a-crise-da-grecia-e-o-mercado-financeiro-partes-i-e-ii/
CRONOMETRO E QUALIDADE DO ENSINO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/20/cronometro-e-qualidade-de-ensino/
CULTURA E CIDADANIA: INSERÇÃO CURRICULAR
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/25/cultura-e-cidadania-insercao-curricular/
CUMPLICIDADES NECESSÁRIAS
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/04/cumplicidades-necessarias/




DANDO DE OMBROS
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/13/dando-de-ombros/
DARWINISMO SOCIAL, RACISMO E DOMINAÇÃO - UMA VISÃO GERAL
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/28/darwinismo-social-racismo-e-dominacao-uma-visao-geral/
DE ALUNOS, PROVAS E, AO FINAL, DE MAQUIAVEL
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/09/08/de-alunos-provas-e-ao-final-de-machiavel/
DESABAFO
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/desabafo/
DESISTINDO
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/desistindo/
DESPERDÍCIOS PÚBLICOS E PEDAGÓGICOS: QUEM É CONTRA O IDEB?
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/desperdicios-publicos-e-pedagogicos-quem-e-contra-o-ideb/
DEZOITO COISAS QUE AS PESSOAS ALTAMENTE CRIATIVAS FAZEM E QUE AS DIFERENCIAM DAS DEMAIS
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/dezoito-coisas-que-as-pessoas-altamente-criativas-fazem-e-que-as-diferencia-das-demais/
DIANE RAVITCH: PUNITIVE ACCOUNTABILITY
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/12/diane-ravitchpunitive-accountability/
DISCURSO PEDAGÓGICO ATUAL: ANTI-ESCOLA
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/26/discurso-pedagogico-atual-anti-escola/
DISCURSOS, CADEIRANTES E REALIDADE
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/09/discursos-cadeirantes-e-realidades/
DUAS CONCEPÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO ESCOLAR
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/duas-concepcoes-sobre-avaliacao-escolar/



E A APRENDIZAGEM?
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/05/e-a-aprendizagem/
E A TAL DA PREDIÇÃO?
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/25/e-a-tal-da-predicao/
E AS COTAS? GOSTARIA DE TER ERRADO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/16/e-as-cotas-gostaria-de-ter-errado/
E AÍ, MANO?
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/15/e-ai-mano/
E DEPOIS DIZEM QUE PROFESSOR NÃO SOFRE
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/e-depois-dizem-que-professor-nao-sofre/
ECONOMIA DA EDUCAÇÃO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/16/economia-da-educacao/
ECONOMIA E EDUCAÇÃO: UM DEBATE INVERTIDO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/16/economia-e-educacao-um-debate-invertido/
EDUCAR PARA A VIDA - ENTREVISTA COM DOMENICO DI MASI
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/educar-para-a-vida-entrevista-com-domenico-di-masi/
EDUCATION, MOUVEMENT SOCIAUX ET MONDIALISATION
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/education-mouvements-sociaux-et-mondialisation/
EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA - ANÁLISE DO TEXTO DE JANETE M.L. AZEVEDO, A
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/19/a-educacao-como-politica-publica-analise-do-texto-de-janete-m-l-azevedo/
EDUCAÇÃO E ESCOLA: APROXIMAÇÕES
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/educacao-e-escola-aproximacoes/
EDUCAÇÃO PARA UM PAÍS MAIS COMPETITIVO, A
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/25/a-educacao-por-um-pais-mais-competitivo/
EI, ALUNO, PARA SUA ORIENTAÇÃO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/26/ei-aluno-para-sua-orientacao/
EJA NA CHICO MENDES: CRONICA DE UMA MORTE ANUNCIADA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/eja-na-chico-mendes-cronica-de-uma-morte-anunciada/
EL PARADIGMA DEL SISTEMA EDUCATIVO
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/el-paradigma-del-sistema-educativo/
EMPRESAS: TENDÊNCIAS ATUAIS
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/empresas-tendencias-atuais-trends/
EN UN RINCÓN DEL ALMA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/13/1693/
ENQUANTO O SOL NÃO VEM
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/12/enquanto-o-sol-nao-vem/
ENSINAMENTOS DOS PAIS
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/ensinamentos-dos-pais/
ENTENDENDO A CRISE DE 2008
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/entendendo-a-crise-de-2008/
ENTENDENDO O ININTELIGÍVEL
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/21/entendendo-o-ininteligivel/
EQUAÇÕES E INCERTEZAS
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/12/equacoes-e-incertezas/
ERA PLANETÁRIA, A
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/10/26/1189/
ERROS E ACERTOS
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/26/erros-e-acertos/
ESCOLA: CARTA AOS DESCRENTES
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/21/escola-carta-aos-descrentes/
ESCOLA E A PERDA DE IDENTIDADE DO HOMEM: BREVE RELATO, A
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/a-escola-e-a-perda-de-identidade-do-homem-breve-relato/
ESCOLA E COMPROMETIMENTO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/06/21/escola-e-comprometimento/
ESCOLA E O APRENDER: REFLETINDO, A
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/15/a-escola-e-o-aprender-refletindo/
ESCOLA GLOBALIZADA
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/06/21/65/
ESCOLA NÃO ENSINA, O QUE A
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/26/o-que-a-escola-nao-ensina/
ESCOLA, UM RELATO PESSOAL
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/escola-um-relato-pessoal/
ESCOLAS MUDAM. MUITO?
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/28/escolas-mudam-muito/
ESCOLHER SEMPRE
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/06/27/escolher-sempre/
ESTADO ISLÂMICO ORDENA A ABLAÇÃO DE TODAS AS MULHERES E CRIANÇAS NO NORTE DO IRAQUE
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/11/estado-islamico-ordena-a-ablacao-de-todas-as-mulheres-e-criancas-no-norte-do-iraque/
ESTATÍSTICAS E MATEMÁTICA
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/25/estatisticas-e-matematica/
ESTO ES AFGANISTAN AHORA, PERO CUANDO VEAS COMO ERA EN EL PASADO NO LO CREERÁS
http://lavozdelmuro.net/esto-es-afganistan-ahora-pero-cuando-veas-como-era-en-el-pasado-no-lo-creeras-1/
ESTRUTURA TEXTUAL
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/estrutura-textual/
ÉTICA E VERGONHA NA CARA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/11/etica-e-vergonha-na-cara/
EU NÃO SOU BURGUES
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/25/eu-nao-sou-burgues-reinterpretando-o-obvio/
EU TENHO A VER COM ISSO? O QUE 
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/19/o-que-eu-tenho-a-ver-com-isso/
EVASÃO PROGRAMADA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/evasao-programada/
EXCLUINDO POR DENTRO DO SISTEMA: APROVAÇÃO FORÇADA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/10/excluindo-por-dentro-do-sistema-aprovacao-forcada/
EXPRESSÃO MÁGICA, A
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/14/a-expressao-magica/


FA E O TEMPO FORA DA ESCOLA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/fa-e-o-tempo-fora-da-escola/
FÁBRICA DE MAUS PROFESSORES
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/fabrica-de-maus-professores/
FAGOCITOSE PEDAGÓGICA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/fagocitose-pedagogica/
FARRA PEDAGÓGICA
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/26/farra-pedagogica/
FASCISMO POTENCIAL
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/28/fascismo-potencial/
FILHOS QUEREM PAIS
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/26/filhos-querem-pais/
FIM DE TARDE
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/06/27/fim-de-tarde/
FLUIDEZ E ESCOLA
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/11/fluidez-e-escola/
FOME ESTUDANTIL
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/13/fome-estudantil/
FORMAÇÃO E AUTO ESTIMA PARTICIPATIVA
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/26/formacao-e-autoestima-participativa/




GLOBALIZANDO A ESCOLA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/globalizando-a-escola/
GRAMSCI E A EDUCAÇÃO COMO EMANCIPADORA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/10/gramsci-e-a-educacao-como-emancipadora/
GRANDE PREDADOR, O
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/o-grande-predador/
GRITANDO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/15/gritando/
GRUPOS
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/14/grupos/



 
HARGREAVES E EDUCAÇÃO PÚBLICA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/hargreaves-e-educacao-publica/
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/historia-da-educacao/
HOJE É O FUTURO DE ONTEM
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/11/hoje-e-o-futuro-de-ontem/
HOMEM APRENDE, O
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/o-homem-aprende/
HUMBERTO MATURANA E O ESPAÇO RELACIONAL DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/25/humberto-maturana-e-o-espaco-relacional-da-construcao-do-conhecimento/
HUMBERTO MATURANA ENTREVISTADO PELA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/26/humberto-maturana-entrevistado-pela-universidade-catolica-de-brasilia/
HUMILHAÇÃO EXPLÍCITA E ABISMOS DE ALGODÃO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/25/humilhacao-explicita-e-abismos-de-algodao/



 
IDENTIDADE, INTOLERÂNCIA E AS DIFERENÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/identidade-intolerancia-e-as-diferencas-no-espaco-escolar/
IGNORÂNCIA AUTORIZADA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/ignorancia-autorizada/
IMBRÓGLIO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/16/imbroglio/
INDIFERENÇA
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/26/indiferenca/
INDISCIPLINA E O ATO INFRACIONAL, A

INDISCIPLINA E CONTROLE
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/11/indisciplina-e-controle/
INDIVÍDUO APRENDE. OU NÃO, O.
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/20/o-individuo-aprende-ou-nao/
INFLUÊNCIA SOCIAL DA ALFABETIZAÇÃO: COMPETÊNCIA E EXCLUSÕES
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/12/influencia-social-da-alfabetizacao-competencia-e-exclusoes/
INSIGHTS, ABSTRAÇÕES E IMAGINAÇÕES
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/02/insights-abstracoes-e-imaginacoes-nem-sempre-nesta-ordem/
INTERDISCIPLINARIDADE, CONEXÕES E POSSIBILIDADES
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/25/interdisciplinaridade-conexoes-e-possibilidades/
INTERNET E DESENVOLVIMENTO HUMANO - PIERRE LEVY
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/internet-e-desenvolvimento-humano-pierre-levy/
INVISIBILIDADE SOCIAL, A
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/26/a-invisibilidade-social/
IR À ESCOLA
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/25/ir-a-escola/
IR À ESCOLA
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/28/ir-a-escola-2/
IRAQUE SERÁ O PRIMEIRO PAÍS DO MUNDO A LEGALIZAR A PEDOFILIA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/11/iraque-sera-o-primeiro-pais-do-mundo-a-legalizar-a-pedofilia/



 
JORNALISMO DE HORRORES
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/12/jornalismo-de-horrores/
JOSÉ MUJICA: POR QUE LEGALIZAR EL ABORTO LA MARIHUANA Y LA PROSTITUCION
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/11/jose-mujica-por-que-legalizar-el-aborto-la-marihuana-y-la-prostitucion/
JUVENTUDES, REDES E CONEXÕES
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/11/juventudes-redes-e-conexoes/
 
 
 

LÁSTIMA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/lastima/
LEMBRANÇAS DE APRENDIZAGENS
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/lembrancas-de-aprendizagens/
LER
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/06/21/ler/
LER É FUNDAMENTAL
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/25/ler-2/
LER E ESCREVER: COMPROMISSO DE TODAS AS ÁREAS
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/12/ler-e-escrever-compromisso-de-todas-as-areas/
LETRAMENTO E A ESCOLA, O
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/25/o-letramento-e-a-escola/
LIDANDO COM O PERIGO: CÓDIGOS
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/14/lidando-com-o-perigo-codigos/
LIGHTHOUSE
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/lighthouse/
LIMITES, PROFESSORES E ALUNOS
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/limites-professores-e-alunos/
LIMITES, VALORES E ÉTICA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/limites-valores-e-etica/
LOS MAPAS, ESAS FICCIONES REALES
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/los-mapas-esas-ficciones-reales/



 

MAL DA FELICIDADE – PASCAL BRUCKNER, O

https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/06/o-mal-da-felicidade-pascal-bruckner/
MAL-ESTAR NA CIVILIZAÇÃO MODERNA, O
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/26/o-mal-estar-na-civilizacao-moderna/
MÃOS QUE EMPUNHAM O TEXTO: POR UMA LEITURA SIGNIFICATIVA, AS
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/12/as-maos-que-empunham-o-texto-por-uma-leitura-significativa/
MAPPE DELLO STEREOTIPO ECCO COME CI VEDONO GLI ALTRI EUROPEI
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/06/mappe-dello-stereotipo-ecco-come-ci-vedono-gli-altri-europei/
MATEMÁTICA E APRENDIZAGEM
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/matematica-e-aprendizagem-2/
MATRICULADOS, ALUNOS E ESTUDANTES
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/26/matriculados-alunos-e-estudantes/
MEDO, VIOLÊNCIA, TRÁFICO
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/10/medo-violencia-trafico/
MELHOR DO QUE ONTEM
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/14/melhor-do-que-ontem/
MENOS UM
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/11/menos-um/
MERCADO FINANCEIRO: INÚTEIS APELOS
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/08/mercado-financeiro-inuteis-apelos/
MICHEL SERRES: TEXTO
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/michel-serres-texto/
MICRO-INVENTÁRIO DA VIOLÊNCIA (2006)
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/micro-inventario-da-violencia-2006/
MIGUEL ENDARA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/miguel-endara/
MIMEÓGRAFO HIGH TECH
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/12/mimeografo-high-tech/
MINI HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/mini-historia-da-educacao-no-brasil/
MITO DA CAVERNA: UMA REFLEXÃO ATUAL
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/26/mito-da-caverna-uma-reflexao-atual/
MODELOS EPISTEMOLÓGICOS
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/15/modelos-epistemologicos/7
MORTE E VIDA SEVERINA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/04/morte-e-vida-severina/
 MUDANDO O DISCURSO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/25/mudando-o-discurso/
MUNDO E SUAS LEITURAS, O
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/o-mundo-e-suas-leituras/ 



NÃO ME TRAUMATIZE, ME PROMOVA!

https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/10/nao-me-traumatize-me-promova/
NÃO-SABER, UMA TÍMIDA APROXIMAÇÃO
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/nao-saber-uma-timida-aproximacao/
NECESSIDADE
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/06/29/necessidade/
NEM ANJOS NEM DEMÔNIOS
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/14/nem-anjos-nem-demonios/
NO RECREIO
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/no-recreio/
NORMAS DE CONVIVÊNCIA OU DE CONVENIÊNCIA?
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/14/normas-de-convivencia-ou-de-conveniencia/
NOTAS SOBRE A EXPERIÊNCIA E O SABER DA EXPERIÊNCIA
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/25/notas-sobre-a-experiencia-e-o-saber-de-experiencia/
NOTÍCIAS SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/15/noticias-sobre-teorias-de-aprendizagem/
NOVAS PERSPECTIVAS NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/11/novas-perspectivas-na-gestao-da-educacao/
NOVAS PERSPECTIVAS PARA A GESTÃO EDUCACIONAL
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/novas-perspectivas-para-a-gestao-educacional/
NU, A HIPOCRISIA E O CURRÍCULO OCULTO, O
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/o-nu-a-hipocrisia-e-o-curriculo-oculto/
NYC LEVA ENSINO ADAPTATIVO A 125 ESCOLAS PÚBLICAS
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/10/26/nyc-leva-ensino-adaptativo-a-125-escolas-publicas/

 
OBRIGADO PATRÍCIA FONTOURA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/obrigado-patricia-fontoura/
OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA COMPRAR, TIRAR, COMPRAR
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/12/obsolescencia-programada-comprar-tirar-comprar/
OITENTA E CINCO POR CENTO DOS BRASILEIROS ACHAM QUE PROFESSORES SÃO POUCO VALORIZADOS
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/29/85-dos-brasileiros-acham-que-professores-sao-pouco-valorizados/?preview=true&preview_id=1583
OMISSÃO EDUCATIVA
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/17/omissao-educativa/
ONE PHOTO A DAY IN THE WORST YEAR OF MY LIFE
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/07/one-photo-a-day-in-the-worst-year-of-my-life/
ORIENTADOR EDUCACIONAL E OS PAIS
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/25/orientador-educacional-e-os-pais/
ORIENTADOR EDUCACIONAL E OS PAIS
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/21/orientador-educacional-e-os-pais-2/



 
PALAVRA, DISCURSO E EDUCAÇÃO
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/palavra-discurso-e-educacao/
PALAVRA, MUNDO SIMBÓLICO, ESCOLA
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/11/palavra-mundo-simbolico-escola/
PAPO RETO, MANO!
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/10/papo-reto-mano/
PARA ONDE CAMINHAMOS, CÉLERES E ESTUPIDIFICADOS
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/para-onde-caminhamos-celeres-e-estupidificados/
PARADIGMA SEGUNDO THOMAS KHUN, O QUE É
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/o-que-e-paradigma-segundo-thomas-kuhn/
PARADIGMAS CIENTÍFICOS E EDUCAÇÃO
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/06/paradigmas-cientificos-e-educacao/
PAULO FREIRE E O ENSINO BANCÁRIO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/06/28/paulo-freire-e-o-ensino-bancario/
PCNS E MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE CRÍTICA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/pcns-e-matematica-uma-analise-critica/
PELO DIREITO A EDUCAÇÃO, PARA HUMANIZAR A GLOBALIZAÇÃO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/27/pelo-direito-a-educacao-para-humanizar-a-globalizacao/
PENSAMENTO ASSOCIATIVO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/26/pensamento-associativo/
PENSO EDUCAÇÃO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/06/26/101/
PERDA DE TEMPO
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/perda-de-tempo/
PLANEJAMENTO COMO FOCO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/11/planejamento-como-foco/
POIS É...
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/pois-e/
POLÍTICAS INCLUSIVAS E NEM SEMPRE CONSISTENTES
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/reprografia-pedagogica-2/
PONTES NECESSÁRIAS
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/06/21/pontes-necessarias/
POR QUE CONHECEMOS O MUNDO CADA VEZ MENOS
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/por-que-conhecemos-o-mundo-cada-vez-menos/
PRAGMATISMO E APRENDIZADO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/20/pragmatismo-e-aprendizado/
PRÁTICA E TEORIA: DISSOCIAÇÕES
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/17/pratica-e-teoria-dissociacoes/
PRIMEIRO EU!
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/primeiro-eu/
PROFESSOR E A DIDÁTICA, O
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/16/o-professor-e-a-didatica/
PROFESSOR DA PRAÇA CELESTIAL, O
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/o-professor-da-praca-celestial/
PROFESSOR, UMA ESPÉCIE EM EXTINÇÃO
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/professor-uma-especie-em-extincao/
PROJETO PEDAGÓGICO, UM ESTUDO INTRODUTÓRIO
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/duas-concepcoes-sobre-avaliacao-escolar/
PROJECTO POLÍTICO - PROJECTO PEDAGÓGICO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/28/projecto-politico-projecto-pedagogico/
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/16/projeto-politico-pedagogico/
PSICOGÊNESE DO CONHECIMENTO E SUA SIGNIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICA, A
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/13/a-psicogenese-dos-conhecimentos-e-sua-significacao-epistemologica/
PSICOLOGIA 1959 X 2010
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/28/psicologia-1959-x-2010/
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/11/psicologia-da-educacao-e-aprendizagem/



 QUANDO O PSICÓLOGO QUER SABER O QUE É SER PROFESSOR

https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/28/quando-o-psicologo-quer-saber-o-que-e-ser-professor/
QUEBRA DA INOCÊNCIA, A
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/30/a-quebra-da-inocencia/
QUEBRANDO PARADIGMAS NA EDUCAÇÃO (EM PORTUGUÊS)
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/06/quebrando-paradigmas-na-educacao-em-portugues/
QUEM NÃO COLA NÃO SAI DA ESCOLA?
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/14/quem-nao-cola-nao-sai-da-escola/
QUERIA SER UM POLVO!
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/15/a-escola-e-o-aprender-refletindo/
QUESTIONÁRIO PEDAGÓGICO
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/questionario-pedagogico/
QUINZE IDEIAS SOBRE ESCOLAS
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/16/15-ideias-sobre-escolas/



RALÉ COGNITIVA

https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/rale-cognitiva/
RELAÇÕES TRABALHO-EDUCAÇÃO E O LABIRINTO DO MINOTAURO, DE GAUDÊNCIO FRIGOTTO, AS
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/16/as-relacoes-trabalho-educacao-e-o-labirito-do-minotauro-de-gaudencio-frigotto/
REPRESENTATIVIDADE EM OUTRAS MÃOS?
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/representatividade-em-outras-maos/
REPROGRAFIA PEDAGÓGICA
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/14/reprografia-pedagogica/
REPROGRAFIA PEDAGÓGICA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/reprografia-pedagogica-2/
RESPEITO AO PROFESSOR: TEXTO 0173 - AKIRA UMEDA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/09/08/respeito-ao-professor-texto-0173-akira-umeda/
RETIRED - 02 DE JANEIRO DE 2013, DAS 7H30 ÀS 9H30
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/retired-02-de-janeiro-de-2013-das-7h30min-as-9h30min/
REUNIÕES PEDAGÓGICAS
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/28/reunioes-pedagogicas/
REVOLUÇÃO DIGITAL, EDUCAÇÃO E CULTURA
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/14/revolucao-digital-educacao-e-cultura/
REVOLUÇÃO NA DITADURA, GOLPE NA DEMOCRACIA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/09/revolucao-na-ditadura-golpe-na-democracia/
RUMO AO CAPITALISMO TOTAL?
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/25/rumo-ao-capitalismo-total/




SAIBA COMO FAZER ARTIGO CIENTÍFICO, TCC, MONOGRAFIA DE PÓS, DISSERTAÇÃO E TESE
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/29/saiba-como-fazer-artigo-cientifico-tcc-monografia-de-pos-dissertacao-e-tese/
SARAMAGO, PLATÃO E O MITO DA CAVERNA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/saramago-platao-e-o-mito-da-caverna/
SEBASTIÃO SALGADO - PHOTO + ENTREVISTA
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/16/sebastiao-salgado-photo-entrevista/
SE DESSEM ...
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/12/se-dessem/
SEMPRE RETORNAMOS
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/14/sempre-retornamos/
SEQUENCIA DE FIBONACCI
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/sequencia-de-fibonacci/
SMED, ONDE TODOS (OU QUASE TODOS) PROGRIDEM
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/smed-onde-todos-ou-quase-todos-progridem/
SOBRE GESTÃO ESCOLAR
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/03/sobre-gestao-escolar/
SOBRE MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/14/sobre-metodos-de-alfabetizacao/
SOBRE O PAPEL SOCIAL DA MATEMÁTICA: EXPERIMENTANDO POSSIBILIDADES
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/14/sobre-o-papel-social-da-matematica-experimentando-possibilidades/
SOCIEDADE CONSUMISTA, A
https://frontierfloating.wordpress.com/wp-admin/post.php?post=1403&action=edit&message=6&postpost=v2
SOCIOLINGUÍSTICA, ESCOLA E PAPÉIS SOCIAIS
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/12/sociolinguistica-escola-e-papeis-sociais/
SOE, UMA FALSA COMODIDADE
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/25/soe-uma-falsa-comodidade/
SOMOS EDUCADOS PARA O ANALFABETISMO ECONÔMICO
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/28/somos-educados-para-o-analfabetismo-economico/
SOMOS PROFESSORES
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/somos-professores/
SUJEITO, A RACIONALIDADE E O DISCURSO PEDAGÓGICO DA MODERNIDADE, O
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/21/o-sujeito-a-racionalidade-e-o-discurso-pedagogico-da-modernidade/
SUPORTAMOS O ERRO? UMA VISÃO ESCOLAR
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/12/suportamos-o-erro-uma-visao-escolar/
SZYGMUNT BAUMAN
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/szygmunt-bauman/



TARGET KIDS (CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO)

https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/target-market-kids-crianca-a-alma-do-negocio/
TARVEIZ EU CONTI
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/12/14/tarveiz-eu-conti/
TEMPO DE APRENDER
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/25/tempo-de-aprender/
TENTANDO ROMPER COM O ESTRESSE DO TEMA DE CASA
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/30/tentando-romper-o-estresse-com-o-tema-de-casa/
TEORIA DA APRENDIZAGEM
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/teoria-da-aprendizagem/
TERCEIRO INSTRUÍDO, O
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/26/o-terceiro-instruido/
TÔ NEM AÍ... PASSO DE QUALQUER JEITO!
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/28/to-nem-ai-passo-de-qualquer-jeito/
TRANSFORMAMOS PROBLEMAS COTIDIANOS EM TRANSTORNOS MENTAIS
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/23/transformamos-problemas-cotidianos-em-transtornos-mentais/
TRINTA E UMA PERGUNTAS/RESPOSTAS SOBRE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/08/14/31-perguntasrespostas-sobre-psicologia-da-educacao/
TRÍPLICE CRISE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, A
https://frontierfloating.wordpress.com/?p=1525&preview=true
TROCANDO DE LUGAR - OS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/trocando-de-lugar-os-estereotipos-de-genero/
TSUNAMI
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/10/26/tsunami/
TUDO PELA PROMOÇÃO
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/10/tudo-pela-promocao/
 
 

UM BREVE RELATO PESSOAL

https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/10/um-breve-relato-pessoal/

UM MUNDO MOBILE

https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/um-mundo-mobile/

 



VERBORRAGIA REDUNDANTE
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/verborragia-redundante/
VILA DO IAPI A IDEIA DE UM BAIRRO OPERÁRIO
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/06/21/vila-do-iapi-a-ideia-de-um-bairro-operario/
VIOLÊNCIA E INDIFERENÇA SOCIAL: UMA SOCIEDADE QUE GESTA A BARBÁRIE
http://queremosfalar.blogspot.com.br/2009/06/violencia-e-indiferenca-social-uma.html
VIOLÊNCIA NA CHICO MENDES
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/04/violencia-na-chico-mendes/
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/violencia-nas-escolas/
VISÃO EDUCACIONAL DE KARL MARX, A



 
 
YIDDISH OYFN PRIPETSHIK CLASSIC YIDDISH SONGS
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/03/1232/


WHY SCHOOLS DON'T EDUCATE?
https://frontierfloating.wordpress.com/2012/07/01/why-schools-dont-educate/



 
ZONA DE CONFORTO
https://frontierfloating.wordpress.com/2014/11/08/zona-de-conforto/
 


			

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s